Sempre fomos influenciados por alguém. E essa influência é realizada por pessoas que possuem algo que você deseja ter ou ser. Então, é compreensível a repetição de algumas ações, atitudes e pensamentos na expectativa de reunir característica que farão de você alguém semelhante e, assim, aceito em alguns grupos.
Pense em uma pessoa que possui uma excelente condição financeira. No perfil dela em uma rede social qualquer ela faz uma vídeo falando sobre uma viagem incrível realizada na semana passada a uma ilha no Caribe. Enquanto ela conta detalhes da viagem, várias imagens em alta resolução da paisagem, passeios de iate e refeições com lagostas gigantes são exibidas. Nenhuma informação sobre as taxas absurdas, problemas intestinais ou calor excessivo são mencionadas. E nada sobre a viagem ter sido paga pelo hotel em que ela ficou hospedada com uma equipe enorme para filmar, editar e publicar o vídeo.
Na estratégia para aumentar os seguidores dela naquela rede social, o objetivo era criar admiração e desejo de fazer algo semelhante. Você, impactado por tudo isso, principalmente pelas “curtidas” e diversos elogios nos comentários, provavelmente irá sonhar com essa viagem, mesmo não tendo condições nenhuma de ir a tal ilha do Caribe. Mesmo assim, ao encontrar com os amigos, irá afirmar que o lugar é incrível e rejeitará qualquer crítica à ilha e ao hotel. Sim! Você fará isso porque foi influenciado.
Pessoas que influenciam
As pessoas possuem desejos instintivos como qualquer animal. Um deles é a necessidade de pertencer a um grupo. O mesmo acontece com os lobos e gorilas que também são animais sociáveis. Instintivamente, esses animais sabem que estar em grupo garante mais alimento e proteção. Então, é fácil concluir que o medo, tristeza e desamparo são sentimentos comuns naquele que for ou se sentir excluído de um grupo. O ser humano, apesar de ter acesso aos alimentos e à proteção de uma forma bastante distinta dos outras animais, também sofre com a exclusão. Por isso, a busca por aceitação é quase um vício e aqueles que a possuem são admirados e desejados, tornando-se assim influenciadores.
Pessoas com elevada condição financeira
O ser humano, como qualquer outro animal pequeno ou de grande porte, precisa de comida, água e proteção contra o clima, predadores e doenças. Desta forma, a escassez ou ausência de um desses itens gera medo.
Para o ser humano contemporâneo, ter dinheiro é a principal forma de evitar a falta de qualquer um desses itens. Então, ter muito dinheiro significa uma enorme vantagem sobre os demais, inclusive para aqueles com fortes laços sociais com você.
Ter vantagem em uma guerra, neste caso pela sobrevivência, é algo desejado e, assim, admirado. Por isso, muitos querem saber e repetir os passos de quem possui uma excelente condição financeira. Queremos ser amigos, vizinhos, namorado ou namorada. Queremos fingir que somos iguais, pois desta forma sentiremos um “gostinho” da aceitação social por ter muito dinheiro.
Pessoas que possuem o atual padrão de beleza
O padrão de beleza é relativo à época. Atualmente, representa pessoas que possuem uma harmonia de cores e traços em seu corpo, principalmente no rosto. Por isso, é uma pessoa que atrai olhares por ter uma beleza rara que traz um sentimento de paz e perfeição. Afinal, quem nunca escutou alguém falar que uma pessoa é perfeita por ser tão linda? Ou que o belo é para ser admirado, pois traz uma sensação de paz?
Aquele que possui tal beleza ou conquista a pessoa bela é alguém admirado. Os sinais de aceitação social da beleza são tantos que pessoas investem mensalmente uma fortuna em caríssimos produtos e procedimentos estéticos para tentar se aproximar dessa harmonia visual. E outras interrogam constantemente aqueles que conquistaram alguém belo para saber como fazer o mesmo com outras pessoas igualmente bonitas. Por isso, é grande a influência dessas pessoas, principalmente quando o assunto está relacionado à produtos, procedimentos e estilo de vida para ficar mais bonito.
Pessoas que representam sua forma de pensar e agir
Todos possuem opinião, ideologias e preferências sobre diversos assuntos. Mas muitos tem medo de se expor, ser criticado ou excluído do grupo. Quando surge alguém que pensa, age e até se veste igual a você expondo publicamente as suas opiniões, ideologias e preferências, logo chama sua atenção. E quando essa pessoa é apoiada e admirada por muitos pelo que fala, pensa e na forma de agir, ela ganha instantaneamente a sua admiração e se transforma em uma referência para você, pois irá encorajá-lo a se expor mais sem temer as críticas e, assim, a ter mais aceitação social.
Pessoas inteligentes e perspicazes
O medo de errar assusta. Principalmente em um mundo que julga e é intolerante. Então as pessoas buscam com frequência informações e exemplos para acertar logo nas primeiras tentativas e, assim, evitar o ódio e o julgamento da sociedade.
Aqueles considerados inteligentes erram bastante. No entanto, as pessoas ficam admiradas apenas pelas soluções que elas oferecem, pois são ideias que você não tinha imaginado até aquele momento. E provavelmente muitas também não pensaram, o que fará de você um destaque por saber algo que muitos desejam: uma solução, as vezes simples, para um problema difícil de resolver. Por isso, seguir uma pessoa considerada inteligente ajuda a aumentar sua relevância social.
Pessoas corajosas
O medo é um sentimento natural do ser humano. É responsável por gerar precaução diante de algo desconhecido ou perigoso e, assim, protegê-lo de ataques e ferimentos. Mas as vezes a vida pede atitude para enfrentar desafios e o desconhecido. E aquele que possui coragem para isso é admirado e referenciado, pois ele se arrisca ao invés de você para demonstrar que alguns obstáculos e desafios podem ser superados. E, desta forma, nos ensina e nos incentiva a superá-los também. E mesmo que você nunca queira se arriscar, ainda assim será um admirador de tal pessoa corajosa.
E não para por aí…
É claro que existem outros tipos de influenciadores, pois tudo depende daquilo que ele faz e é aceito, admirado e desejado pela sociedade ou pelo grupo da qual os influenciados querem fazer parte. Citamos aqui apenas os principais. Aqueles que representam, por exemplo, os perfis com o maior número de seguidores nas redes sociais online.
Mas o importante é perceber que a influência é algo relacionado à necessidade de aceitação. Por isso, o perfil dos influenciadores pode sofrer mudanças, dependendo do grupo que os influenciados desejam entrar ou permanecer. Então, avalie bem o influenciador que você deseja utilizar em sua estratégia de marketing e vendas. A definição de público será mais importante que a escolha do influenciador e, as vezes, a qualidade e necessidade dos seguidores é melhor do que a quantidade.
Leia mais: