O que é o Tik Tok?
É um aplicativo para divulgação de vídeos curtos de até três minutos. O conteúdo pode ser enviado para a plataforma ou criado dentro do próprio ambiente digital. Para isso, há diversos recursos para criação e edição de vídeos. Os mais utilizados são os efeitos visuais e sonoros. O TikTok já está disponível para o sistema operacional Android e iPhone (IOS).
Qual a popularidade dele no Brasil e no mundo?
O aplicativo pertence à empresa chinesa ByteDance. Ele foi criado em 2012 pelo engenheiro de software Yiming Zhan. O TikTok já foi baixado mais de 315 milhões de vezes pelo mundo. E tem cerca de 100 milhões de usários ativos por mês. No Brasil, há sete milhões de pessoas cadastradas. E de acordo com reportagem da revista Exame, somos o segundo maior país do mundo em acessos ao TikTok.
Quais as mellhores estratégias para a divulgação de vídeos?
A facilidade de acesso, criação e divulgação de vídeos proporcionou uma avalanche de conteúdo publicado diariamente no TikTok. E para você ter um destaque maior para o seus vídeos, é necessário estratégia. E também é importante ter conhecimento sobre os critérios estipulados pela ferramenta para aumentar a divulgação dos vídeos. Entre elas:
1. Adicione hashtags aos seus vídeos
Elas são utilizadas pelo TikTok para identificar o seu conteúdo. E ao ser identificado, a plataforma consegue mostrá-lo a quem possivelmente terá interesse em assisti-lo. Além disso, as hashtags também ajudam na divulgação dos seus vídeos nas pesquisas realizadas pelos usuários dentro da própria plataforma.
Então, utilize as hashtags com sabedoria. Saiba identificar o seu conteúdo para, desta forma, alcançar o público certo. E se o vídeo puder ser identificado com uma hashtag que atualmente é tendência na plataforma, você terá um resultado ainda melhor. Para saber quais são as tendências, toque na guia Descobrir e, em seguida, em Tendência, na parte superior da tela.
2. Seja breve e amável
Você pode divulgar vídeos de até três minutos no TikTok. No entanto, vídeos com menos de 30 segundos têm maior probabilidade de aparecer no “FYP” (For You Page / Página para Você). De acordo com o próprio TikTok, a FYP é um dos recursos de maior destaque da plataforma. O objetivo dela é proporcionar uma melhor experiência para os usuários da rede social.
Além disso, vídeos com menos de 30 segundo tem maior probabilidade de serem vistos mais de uma vez pela mesma pessoa. Lembrando que o número de visualizações do conteúdo representa o número de vezes que ele foi visto pela mesma pessoa ou não.
3. Tendências de efeitos sonoros
Há diversos efeitos e trilhas sonoras com seu próprio ciclo de popularidade. Utilize-as em seus vídeos sempre que possível, mesclando com um conteúdo autêntico. Para saber quais são as principais tendências sonoras, toque no botão Criar (+) no aplicativo e, em seguida, em Adicionar Som. Você verá os clipes de áudio mais populares no momento.
4. Experimente um vídeo de instruções
Não só de entretenimento vive o TikTok. Os conteúdos educacionais também são populares na plataforma. Mas tenha foco no segmento que você quer atuar. É assim que você consugue criar uma comunidade em torno do seu perfil. E ao criar uma comunidade, você terá um público mais engajado, com altas taxas de atenção aos vídeos que o seu perfil divulgar.
5. Experimente alguns duetos
O recurso Duetos do TikTok é uma ótima estratégia para ter um bom número de visualizações utilizando um vídeo popular na plaforma. Com o Duetos, você pode dividir uma tela com o vídeo de outro usuário para cantar junto com ele ou criar um diálogo engraçado, por exemplo.
6. Mantenha-os assistindo
O TikTok prioriza vídeos com altas taxas de conclusão. Ele entende que se a pessoa assistiu o conteúdo inteiro, então ele é bom. Por isso, este vídeo terá uma chance bem maior de ser recomendado pela plataforma a outros usuários. Algumas estratégias podem ser utilizadas para alcançar tal objetivo. Entre elas, prometer a entrega de uma informação valiosa para quem assistir o vídeo até o final.
7. Envie vários vídeos por dia
O TikTok recomenda postar de 1 a 4 vezes por dia. Afinal, quanto maior for o número de vídeos divulgados, maior será a probabilidade do seu perfil ser encontardo. No entanto, mais importante do que a quantidade é a qualidade. Então, não se esqueça de divulgar conteúdos criativos, interessantes e editados corretamente.
8. Crie vídeos de alta qualidade
Certifique-se de que seus vídeos tenham uma boa iluminação e qualidade de som. São características que aumentam a propabilidade deles serem vistos. O próprio TikTok valoriza e prioriza conteúdos com alta qualidade de edição. Então, invista em aparelhos mais sofisticados para alcanças tais objetivos.
Invista em relacionamento
Lembre-se de que o TikTok é uma plataforma de rede social. Desta forma, ela valoriza o engajamento, ou seja, interações dos usuários com o seu conteúdo. E uma das melhores estratégias é usar o seu vídeo como isca para atrair pessoas dispostas a conversar sobre um determinado assunto. Então, incentiva a participação de todos, convidando os usuários da ferramenta a curtir, comentar e compartilhas seus vídeos. E quando houver comentários em seu conteúdo, não deixe as pessoas falando sozinho. Converse com eles e crie relacionamento. É uma atitude simples, mas que proporciona ótimos resultados.
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