A criação da marca pessoal nas redes sociais é uma estratégia de marketing. Nela o indivíduo publica conteúdo sobre um nicho específico em uma plataforma de mídia social para ganhar seguidores. O objetivo final é ser reconhecido como uma autoridade no assunto. E, desta forma, obter retorno financeiro através de parcerias com empresas do segmento em que ele atua.
A maioria das empresas primeiro constrói um produto e depois gasta uma enorme quantia de dinheiro em marketing para encontrar compradores. Já os indivíduos com uma marca pessoal constroem primeiro um público. Então, eles podem ouvir as necessidades de seus seguidores. E, em seguida, vender para eles os produtos e serviços certos com uma única postagem nas redes sociais.
Como construir sua marca pessoal nas redes sociais
1º) Selecione um nicho específico: um erro comum é iniciar sua jornada de branding pessoal selecionando um nicho amplo. Então, para reduzir a concorrência, diminua o nicho. É uma ótima maneira de se estabelecer rapidamente como um especialista e ganhar força em menos tempo. Além disso, as pessoas estão acostumadas a pagar mais por profissionais especializados. E depois de ganhar força em um mercado específico, você poderá expandir seu negócio para um mercado mais amplo. Então:
- Escolha um nicho que você tem paixão por falar sobre ele.
- Escolha um público com condições financeiras para investir em você.
- Tenho uma vantagem única em relação aos concorrentes.
2º) Conduza pesquisas de público: depois de selecionar um nicho específico, você precisa aprender mais sobre esse público. Conheça seus pontos fracos para, assim, entender que tipo de conteúdo será atraente para ele. Crie um avatar do público com informações demográficas e sobre pontos problemáticos. Participe de grupos e fóruns do segmento para aprender sobre perguntas frequentes e problemas comuns.
Outra maneira de entender melhor o seu público é seguir outros influenciadores em seu nicho. Acompanhe seus tópicos e formatos de conteúdo de maior sucesso. Também é particularmente útil ler os comentários nas postagens de melhor desempenho do influenciador, pois esses comentários fornecem dados qualitativos sobre os tópicos de conteúdo mais interessantes para esse público.
3º) Selecione uma plataforma de mídia social: cada plataforma atrai um público ligeiramente diferente. Por isso, requer um tipo de conteúdo igualmente distinto. A fórmula para o sucesso do marketing é um grande volume de conteúdo de alta qualidade. Mas com poucos recursos financeiros e humanos, será difícil criar e publicar conteúdo de qualidade nas principais plataformas. Portanto, invista seus recursos em apenas uma rede social e ajude-a a decolar antes de adicionar mais plataformas à sua estratégia de conteúdo. E considere o tipo de conteúdo que você gosta de criar.
4º) Gere ideias de conteúdo e formatos que funcionem: um dos principais motivos pelos quais os esforços de marca pessoal de um indivíduo podem falhar é a irrelevância do conteúdo. É por isso que a pesquisa de público é crítica. E é tolice evitar a criação de conteúdo sobre tópicos populares. No entanto, reafirmar o que todo mundo disse não ajudará você a se destacar como uma fonte memorável de inspiração. Desta forma, a solução é identificar um formato de conteúdo que permita entregar uma perspectiva única sobre um tópico popular. E a melhor maneira de fazer isso é escrever sobre sua experiência pessoal com aquele assunto.
5º) Publique de forma consistente: a chave para o sucesso do marketing de conteúdo é publicar de forma consistente por muitos meses. E mesmo depois de construir um número substancial de seguidores, publicar conteúdo de forma consistente é fundamental para manter o seu público envolvido. Ao começar, estabeleça a meta de publicar pelo menos cinco postagens nas redes sociais por semana.
6º) Colabore com outros influenciadores: o marketing de conteúdo não produz resultados imediatos. No entanto, colaborar com outras pessoas com marcas pessoais estabelecidas nas redes sociais pode ajudá-lo a crescer rapidamente. A maioria dos influenciadores não fará promoção cruzada de conteúdo se você não tiver muitos seguidores. No entanto, muitos micro influenciadores estão dispostos a responder a um DM simples de uma pergunta. Então, você pode fazer uma única pergunta a cinco ou dez influenciadores e depois compilar suas respostas em um único conteúdo. As estratégias de colaboração funcionam porque promovem as opiniões e crenças dos influenciadores, mas exigem pouco deles.
7º) Fale com seu público: depois de conquistar seus primeiros seguidores, converse com eles. Entenda seus problemas, os tópicos nos quais estão mais interessados e outros insights que podem ajudá-lo a melhorar sua estratégia de conteúdo. Primeiro, responda a todos os comentários em suas postagens. Isso incentivará as pessoas a se envolverem novamente com seu conteúdo no futuro. No DM, pergunte o que eles estão enfrentando para entender melhor o tipo de conteúdo que desejam de você.
8º) Crie uma estratégia de reaproveitamento de conteúdo: depois de conquistar seguidores engajados em uma plataforma de mídia social, postar as mesmas ideias de conteúdo em outras plataformas é a maneira mais fácil de multiplicar seu público. No entanto, é importante otimizar o seu conteúdo para a plataforma de mídia social pretendida. Por exemplo, o Instagram tem um estilo de conteúdo ligeiramente diferente do Twitter. Se você está postando tópicos no Twitter, transforme as mesmas ideias de conteúdo em postagens para o Instagram, mais crie um conteúdo visualmente atraente.
Construir uma marca pessoal forte é um processo estratégico e contínuo
Exige tempo, esforço e dedicação. Mas ao seguir estas dicas, você estará bem posicionado para ser uma autoridade em sua área de atuação. E lembre-se de que o sucesso não vem da noite para o dia, mas da persistência e do compromisso. E, claro, com qualidade e relevância dos conteúdos produzidos e publicados. Então, boa sorte em sua jornada de marca pessoal nas redes sociais. Se precisar de ajuda, entre em contato!