Pular para o conteúdo

Como ter ideias para criar uma história

    Como ter ideias para criar uma história

    Ideia é a representação mental de algo concreto ou abstrato que você conhece ou imagina ser. Por exemplo, se eu pedir para você desenhar uma cadeira, a sua representação mental desse objeto provavelmente será diferente daquela imaginada por outra pessoa. Isso acontece porque a ideia que você tem sobre uma cadeira depende das diversas informações obtidas sobre ela ao longo da vida. Informações que, em muitos casos, são diferentes daquelas obtidas por outra pessoa.  E o mesmo acontece quando você precisa ter uma ideia para resolver um problema, imaginar pessoas, animais, personagens, cenários, lugares, etc.. 

    Ideias enquanto soluções

    As histórias precisam causar forte impacto emocional para serem inesquecíveis. E existem muitos recursos com esse objetivo, que podem ser utilizados de forma isolada ou em conjunto. A caracterização de um personagem, por exemplo, pode nos fazer rir, o tom de voz pode nos assustar, a composição do cenário pode nos trazer boas lembranças e a música pode nos fazer chorar. Então, para contar histórias inesquecíveis, é necessário ter boas ideias para compor um conteúdo que irá causar forte impacto emocional no público-alvo. Mas como fazer as escolhas certas?

    Como já foi dito, ideias são construídas a partir de várias informações obtidas ao longo da vida. Então, tudo será fonte para a sua imaginação: lugares, pessoas, momentos, fatos, traumas, leituras, filmes, canções. Em outras palavras, você precisa ter experiências pessoais e sociais. E mais do que isso: observar e refletir sobre sentimentos e emoções que você e algumas pessoas tiveram naquele momento. Afinal, aquilo que faz uma pessoa rir, fará outras tantas rirem ainda mais. E o mesmo irá acontecer com todas as outras emoções e sentimentos que o ser humano pode ter. 

    A fonte das ideias é a vida

    Em resumo: experimente, entenda os motivos e aplique o essencial em outras histórias para gerar o mesmo efeito emocional que você ou várias outras pessoas tiveram. E por ser algo fruto de suas experiências pessoais, a tendência é a criação de uma história única e ainda inovadora. Ao praticar sempre que possível o exercício de experimentar, observar, refletir e entender, você estará criando em sua cabeça um ambiente fértil de ideias que irão se manifestar o tempo todo, pedindo para serem transformadas em histórias. E não sou eu quem estou dizendo. É Machado de Assis, em Memórias póstumas de Brás Cubas:

    “(…) um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-se-me uma ideia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volatim, que é possível crer. Eu deixei-me estar a contemplá-la. Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te.”

    Excelentes autores e suas experiências

    Diversas histórias clássicas, inesquecíveis ou impactantes são inspiradas em fatos e experiências reais dos autores ou de alguém próximo a eles. E é o relato dessas histórias de forma direta ou através de personagens fictícios que traz veracidade, identificação com os personagens e, claro, gera a mesma emoção ou sentimento naquele que ouve ou lê a sua história. Então, qual experiência de vida você gostaria de transformar em uma história? Tem alguma ideia?

    Leia também:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *