Brainstorming são técnicas utilizadas para a geração de ideias com o objetivo de encontrar soluções para um problema específico. Podem ser aplicadas individualmente ou em uma dinâmica de grupo.
As técnicas de brainstormings são frequentemente utilizadas na construção de campanhas de marketing e publicidade. Mas podem ser aplicadas a qualquer segmento que necessite de ideias originais ou até mesmo soluções complexas. É também uma excelente alternativa quando existe algum bloqueio criativo.
Como ele é construído?
Primeiro, você precisa de um problema sem solução no momento. Por exemplo: “Como aumentar as vendas de uma padaria utilizando apenas o Instagram?”. Esta dúvida será transformada em um ou dois temas. Poderia ser “padaria” e “vendas no Instagram”.
Em seguida, você ou um grupo de pessoas colocaria em um papel, computador ou quadro negro as ideias que irão surgir a partir do tema. Pode ser qualquer uma: boa ou ruim. Quando mais, melhor! Afinal, nenhuma ideia nasce pronta e pode servir de gatilho para outras ideias ainda mais criativas.
Quando não houver mais nada para pensar, analise o conjunto delas. Encontre aquela(s) que podem ser desenvolvidas para se transformar em uma excelente e viável solução para o seu problema. As outras ideias que não forem utilizadas podem ser arquivadas. Em um futuro próximo, você pode revê-las em busca de novas soluções para outros problemas.
Quais são as melhores técnicas?
As vezes precisamos aplicar métodos que ajude os participantes a ter ideias. Por isso, diversas técnicas foram elaboradas com esse objetivo e devem ser aplicadas conforme contexto. Elas podem ser testadas em diversas situações e avaliadas para saber aquela(s) que apresenta(m) melhor rendimento.
- Mapa Mental: anotação de ideias, pensamentos e observações que podem surgir a partir de uma ideia (tema) central e de seus sub tópicos. Por exemplo: em um quadro em branco, escreva no centro o tema que, neste caso, será “padaria nas redes sociais”.
Em seguido, escreva ao lado os sub tópicos, que vamos chamar de “pontos fortes” e “pontos fracos”. Eles estarão ligados ao tema central por uma linha. Agora, peça ao participantes de uma dinâmica para falar qualquer coisa que esteja relacionado aos pontos fortes e fracos da presença de uma padaria nas redes sociais.
No final do processo, quando não houver mais sugestões, você terá um quadro repleto de ideias para serem refinadas e transformadas em ótimas soluções. Veja no vídeo abaixo como funciona o Mind Meister, uma das principais ferramentas online para criação de mapas mentais, e conheça um pouco mais sobre essa técnica:
- Brainwriting 6-3-5: esta é uma técnica alternativa para as pessoas que não gostam de falar em público. Ela consiste na formação de um grupo de seis pessoas localizadas no mesmo espaço (uma sala, por exemplo). Cada participante receberá uma folha de papel dividida em linhas e colunas.
As linhas representam os rounds, que serão seis no total e com duração de cinco minutos cada. As colunas representam as ideias que serão preenchidas por cada participante, no total de três por round para cada participante.
Ao final da rodada, cada participante deverá entregar sua folha para aquele que estará ao seu lado esquerdo. Cada um irá ler as ideias preenchidas pelo participante a sua direita. Em uma nova rodada, os participantes irão inserir outras três ideias baseadas nas ideias da linha anterior. Ao terminar a sexta rodada, as sugestões (no total de 108 repetidas ou não) podem ser discutidas em grupo para serem refinadas e desenvolvidas.
- Brainstormig Reverso: o objetivo desta técnica é iniciar a reunião propondo ideias ruins para incentivar os demais a falarem sem medo do ridículo. Desta forma, diminui a pressão para propor algo “incrível”. E nivela o ambiente, já que todos precisam propor ideias ruins intencionalmente.
- Brainstorming Walking Meetings: as vezes, o ambiente estimula a geração de boas ideias. Por isso, algumas pessoas preferem fazer a reunião de brainstorming ao caminhar sozinho ou com outros profissionais em um local calmo e prazeroso. A natureza e as mudanças de cenário estimulam novos caminhos neurais em nossos cérebros, que podem gerar novas ideias.
Qual a melhor técnica?
Não existe. A melhor é aquela que gera os melhores resultados para você em um determinado contexto. Depende da urgência, do perfil dos participantes e das condições para a técnica ser implementada.
As vezes, não há tempo e nem espaço para realizar uma dinâmica em grupo. Em outros casos, as pessoas selecionadas para a dinâmica precisam ser incentivadas a participar. É importante ressalta ainda que algumas técnicas não podem ser aplicadas em um brainstorming individual. Outras, funcionam melhor quando há diversos profissionais participando.
Enfim, é necessário conhecer e testar. Há diversas outras técnicas. Então, basta estudar cada vez mais para encontrar aquelas que irão trazer as melhores soluções para você e sua empresa. Boa sorte!
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