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O que é Marketing de Conteúdo?

    O que é marketing de conteúdo?

    A democratização dos meios digitais, a pulverização tecnológica e o avanço das redes sociais revelaram um novo perfil de consumidor: bastante heterogêneo e com um forte comportamento de pesquisa. São pessoas mais atentas aos atributos de um produto ou serviço e, claro, na experiência de outros usuários.

    Indivíduos exigentes, criteriosos e com acesso infinito às informações sobre praticamente qualquer coisa. Este é o consumidor online, que quando satisfeito com a experiência digital, torna-se um divulgador da marca. Mas em caso de uma decepção com a compra, pode maximizar sua insatisfação na rede e negativar a imagem da marca de uma forma quase ou totalmente irreversível. Afinal, eles querem mais do que consumir: querem também adquirir experiências e compartilhar valores.

    O marketing de conteúdo entra em cena estimulando o consumo de maneira subjetiva, emocional e assertiva. O termo “marketing de conteúdo” (content marketing) foi criado em 2001, em Cleveland, pela empresa Penton Custom Media, dirigida naquela época por Joe Pulizzi. Ele, por sua vez, é o fundador da CMI (Content Marketing Institute), criada em 2007.  

    O que é marketing de conteúdo?

    É uma estratégia de comunicação que consiste em criar e distribuir conteúdo relevante para atrair e engajar uma audiência pré-definida, usando o conteúdo como ferramenta de informação, descoberta, venda e relacionamento com o público-alvo. Ele cria mensagens para educar o cliente, fazendo com que ele conheça melhor uma solução, produto, serviço, marca e a história de uma empresa. Tem por objetivo atrair uma audiência preparada para comprar, interessada no que uma empresa tem para oferecer. 

    Qual a importância do marketing de conteúdo para as empresas?

    Suprir as necessidades dos potenciais e atuais clientes por informação qualificada nos momentos em que eles estão mais receptivos às mensagens. Afinal, as pessoas estão passando muito tempo conectadas, sendo mais objetivas com as decisões de compra. Por isso, a velocidade ao consumir qualquer coisa na internet está cada vez maior. Ações estão sendo tomadas por impulso a partir de uma necessidade que não tem mais hora marcada. E tudo pode acontecer ao mesmo tempo, em qualquer lugar: ver um vídeo, mandar uma mensagem, compartilhar alguma coisa nas redes sociais ou pedir um lanche através de um aplicativo, por exemplo.

    E como a dispersão é inevitável, as empresas precisam encontrar o exato momento em que os consumidores estão mais receptivos às suas mensagens. Esse é o novo modelo mental  que qualquer um que queira praticar o marketing de conteúdo precisa compreender: é o micro momento. É quando as pessoas estão procurando por respostas, explorando coisas novas ou tomando uma rápida decisão. Isso é feito com um dispositivo mais próximo em mãos. Portanto, o que eu tenho agora é o que me conduz a resolver uma necessidade específica num momento determinado. 

    Gravação de Vídeos - Marketing de Comunicação - Conti Comunicação
    Vídeos são excelentes conteúdos para informar, gerar identificação e vínculos emocionais.

    Para quê serve o marketing de conteúdo?

    • Motivar as pessoas a tomarem uma atitude.
    • Orientar os clientes a tomar as melhores decisões.
    • Gerenciar expectativas por percepções positivas sobre a marca.
    • Aumentar as visitas através de buscas e recomendações sociais.
    • Fidelizar clientes e leitores através de conteúdo de qualidade e à altura do esperado.  

    Quais os benefícios do marketing de conteúdo

    Conteúdo de qualidade possui pertinência e relevância por um longo período. Em outras palavras, não é tão impactado por sazonalidades, podendo gerar relacionamento, renda, autoridade e divulgação espontânea à empresa por tempo indeterminado. Com isso, o custo financeiro e estrutural dos negócios será menor, mesmo com variações de mercado. 

    Além disso, o marketing de conteúdo pode ser aplicado a empresas de qualquer segmento, porte e tamanho. O cenário digital permite que você crie a sua própria audiência, dê o tom de sua mensagem, atraia e conquiste pessoas. Você pode criar seu próprio produto, do seu jeito, contar com fãs para ajudá-lo a financiar o lançamento e praticamente fazer tudo sozinho.

    Princípios fundamentais do marketing de conteúdo

    • Sua marca é fonte de conhecimento relevante para o consumidor.
    • Entregar aquilo que o seu público precisa para alcançar os objetivos dele.
    • Construir um relacionamento confiável com o consumidor, inclusive nos pós-venda.
    • Conhecer onde o seu público procura informação e estar lá entregando o que ele precisa para conhecer, entender, gostar e escolher os seus produtos e serviços.
    A criação de blogs é uma importante estratégia para orientação, relacionamento, atendimento e divulgação da marca, produto ou serviço.

    Como fazer marketing de conteúdo?

    Primeiro é necessário definir o objetivo comercial da marca / empresa. Por exemplo, aumentar as vendas de determinado produto ou serviço, fidelizar clientes, aumentar o reconhecimento da marca, etc.. Em seguida, é necessário definir o público-alvo. E nesta etapa, a riqueza de detalhes é importante: sexo, faixa etária, localização, preferências culturais, profissão, renda familiar, escolaridade, classe social, entre outras características. São detalhes que irão ajudá-lo no estudo sobre a audiência para a criação de personas, ou seja, a representação do seu cliente ideal. É neste momento que você terá informações sobre as características dos atuais ou potenciais consumidores, assim como seus desejos, aspirações, problemas, demandas latentes e ocultas. 

    Feito isso, é hora de definir a estratégia de marketing de conteúdo. Ou seja, atingir metas de negócios ao maximizar o impacto do conteúdo dentro dos canais digitais, de acordo com as necessidades e preferências do público-alvo. Você irá perceber então que o foco do conteúdo deverá ser a utilidade dele para o atual ou potencial cliente. Em outras palavras, a marca / empresa irá se transformar em uma prestadora de serviços ao entregar conteúdo útil, relevante e com valor agregado. Isso fará com que as pessoas entrem na jornada de compra consumindo algo direcionado, qualificado e assertivo. A experiência positiva aumentará a tendência daquele cliente de realizar a compra do seu produto ou serviço, seja naquele momento ou em um futuro próximo.

    O processo de criação do conteúdo planejado consiste em três etapas:

    1. Elaboração: definição de qual formato de conteúdo será produzido e encontrado (canais de distribuição e divulgação). 
    1. Entrega: como o formato irá chegar ao público-alvo? Onde e quando ele será entregue (calendário editorial)?
    1. Gestão: quem cuidará do conteúdo depois que ele for lançado? Por quanto tempo ele ficará disponível? Qual o plano para atualizar, relançar, divulgar, alterar?

    Monitore

    Por fim, é necessário criar um plano de monitoramento envolvendo metas e KPI’s (Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho). Esta etapa é muito importante para acompanhar e avaliar o desempenho da estratégia, para realizar ajustes ou até mudar totalmente o rumo, quando necessário. Também é o momento em que você adquire bastante conhecimento sobre seus atuais e potenciais clientes, sobre a visão da sua marca, produto ou serviço no mercado e, claro, sobre as ações de seus concorrentes, que não podem ficar de fora do seu plano de monitoramento. 

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